Alimentação Saudável

Preparo de Brotos

“E DEUS disse: Eis que vos dei todas as ervas, que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que encerram em si mesmas a semente do seu gênero, para que vos sirvam de alimento, e a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que se move sobre a terra, e em que há alma vivente, para que tenham que comer” (Gênesis c.1 v.29 – 30).

Os brotos consistem em embriões de plantas em crescimento, extremamente nutritivos. As sementes de onde os brotos provém são repletas de fibras e contém uma concentração até 15 X mais enzimas, que atuam na digestão, fazendo funcionar melhor o intestino. E um intestino regulado é meio passo para auxiliar o organismo em um regime de emagrecimento, isso porque até a respiração celular melhora. Outro papel importante dos brotos é a eliminação de toxinas do organismo, o que também auxilia no emagrecimento.

Para o preparo de brotos de alfafa, colocar de 3 a 4 colheres de sementes em um recipiente de vidro de 5 litros, à noite, lavar bem e deixar de molho por 12 horas, ou seja, até o dia seguinte. Deixar tampado com um tecido fino, que permita às sementes respirar, todavia cuja trama não permita passar as sementes minúsculas. Recomendamos o uso de uma meia fina.

alimentacao_saudavel_01

No dia seguinte, lavar novamente as sementes, escorrer a água e deixar o recipiente de cabeça para baixo, na posição de 45º, em uma vasilha que mantenha suficiente equilíbrio. Após esse procedimento inicial, lavar as sementes a cada 4 – 5 horas e deixar escorrer nessa mesma posição. Ao término de 5 – 6 dias os brotos estarão prontos para consumo. Veja a seguir as etapas do crescimento dos brotos.

alimentacao_saudavel_02

alimentacao saudavel 03

Propriedades nutricionais do broto de alfafa

Fonte: http://receitasenutricao.com.br/nutricao/beneficios-da-alfafa/

No que diz respeito aos nutrientes, a alfafa é um alimento riquíssimo. Ela possui quantidades consideráveis de vitamina A, C, D, E, K e do complexo B. Isso faz com que a alfafa contribua para o funcionamento do sistema imunológico e acabe com o cansaço. Além disso, cada uma dessas vitaminas tem uma função específica em nosso organismo. A vitamina E, por exemplo, melhora a aparência da pele e dos cabelos. Já a vitamina K auxilia no processo de coagulação do sangue.

A alfafa ainda possui cálcio, potássio, ferro e outrosminerais essenciais para a nossa saúde. Esses nutrientes têm efeito vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo através dos vasos. Ela também contém grandes quantidades de proteína vegetal: 100g de alfafa tem a mesma quantidade do nutriente que 100 ml de leite. Por isso, é bastante utilizada por vegetarianos e seguidores da alimentação orgânica.Quem quer perder peso também pode contar com o auxílio da alfafa. Para início de conversa, a leguminosa possui pouquíssimas calorias: 100 g do broto cru tem apenas 29 kcal. Em sua composição, a alfafa uma grande quantidade de água e fibras. Combinadas, essas substâncias melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade e ainda reduzem a absorção de gorduras ruins pelo organismo.

Outra vantagem é que a alfafa ajuda a desintoxicar o organismo. Ela faz com que o corpo elimine toxinas através do suor, urina e fezes. Desse modo, contribui para o bom funcionamento do organismo, além de acabar com os inchaços causados pela retenção de líquidos. Isso representa uma redução no peso e, principalmente, das medidas.

Veja também:

Propriedades medicinais da alfafa

Fonte: http://www.outramedicina.com/982/propriedadesmedicinais-da-alfafa

O mesmo procedimento se adota para sementes de lentilha. Neste caso, colocar umas 7 a 12 colheres de sopa de sementes. Os brotos estarão germinados em 3 – 4 dias. Em ambos os casos, quando os brotos estiverem prontos, conservar em geladeira em recipiente fechado e consumir preferencialmente em até 7 dias.

alimentacao_saudavel_04

Propriedades nutricionais do broto de lentilha

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13785-enriqueca-a-dieta-com-oito-brotosvegetais/7

O broto da lentilha possui as vitaminas C, E, e ainda ácido fólico. Dentre os minerais, podemos listar o ferro, fósforo e potássio, substâncias que fortalecem todos os músculos, incluindo o que forma o coração. Esse broto possui alto teor de proteínas, que somam aproximadamente 24% de sua composição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *