Verme pode ser antepassado mais antigo do homem

22.09.12

verme_pode_ser_antepassado

São Paulo – Uma análise do Pikaia gracilens, um verme que viveu há mais de 500 milhões de anos, pode revelar mais um degrau na descoberta de ancestrais do Homo sapiens.

O estudo feito por uma equipe de paleontólogos britânicos e canadenses foi publicado na revista científica Biological Reviews. A pesquisa propõe que o verme é o ancestral do grupo dos cordados mais primitivo já encontrado.

Os cordados, o que inclui os peixes, anfíbios, aves, répteis e mamífero, são o tipo mais primário de animais. O fóssil usado na pesquisa foi encontrado nas Montanhas Rochosas do Canadá, na jazida conhecida como Xisto de Burgess, na província da Columbia Britânica.

O verme de 5 centímetros de comprimento era chato dos lados nadava nos oceanos. Também é considerado parecido com as enguias, que nadavam fazendo curvas com o corpo para os dois lados.

Durante a pesquisa, os cientistas identificaram no verme uma notocorda – estrutura primitiva – que se tornaria parte da nossa coluna vertebral, sistema vascular, além de tecidos musculares miômeros, presentes em 114 espécimes fósseis da criatura.

Pikaia gracilens  foi descoberto em 1911. Ele era considerado um antepassado das minhocas. Porém, depois desse novo estudo, é provável que os hábitos dos vermes e a importância para a evolução sejam revistos.

Fonte: info.abril.com.br

0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!