O quadro abaixo mostra para onde seus olhos olham quando busca reconhecer um rosto

O quadro abaixo mostra para onde seus olhos olham quando busca reconhecer um rosto

22.09.12

o_quadro_abaixo_mostra_para_onde_olhos
 
As áreas azuis na imagem mostram para onde seus olhos olham quando observam o rosto de um estranho, tentando reconhecer aquela face.
O nariz e sua parte central é geralmente o ponto mais observado. Romancistas costumam escrever com bastante frequência sobre o encontro de olhares dos casais ao cruzarem na rua. Para a ciência, o primeiro local na qual os olhos se fixam é o nariz, buscando fazer conexões que lembrem ou tragam reconhecimento dos traços daquele rosto.
A pesquisa é de cientistas da Universidade de San Diego, EUA, buscando estudar exatamente os pontos de fixação que são necessários para que uma pessoa reconheça o rosto de outra. Embora o reconhecimento facial seja importante e é uma habilidade inata, o simples fato de reconhecer algo ou um rosto não é completamente explicado pela ciência.
O estudo mostrou para voluntários uma série de fotografias de rostos, e pediu que eles tentassem reconhecer a fase, em meio a uma multidão de novos rostos desconhecidos em um computador. Os participantes receberam uma quantidade limitada de tempo para lembrar-se de cada rosto. Ao variar a quantidade de tempo e movimento de rastreamento ocular, os cientistas tentaram determinar exatamente quais eram os pontos de fixação em um rosto que leva uma pessoa a reconhecê-lo.
A pesquisa mostrou que, quando uma pessoa busca reconhecer alguém, seu primeiro ponto de visão é o centro do nariz. Após um tempo, ainda buscando o reconhecimento, as pessoas levam os olhos para o lado esquerdo do centro do nariz. Apenas quando o tempo ultrapassou um limite estabelecido, as pessoas levaram seus olhos para outros locais do rosto.
Diferentemente do sentimentalismo dos romances, para a ciência o reconhecimento facial dá-se no nariz, não em um arrebatador cruzar de olhares.
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *